metodologia

Manual para Descobrir Lugares - caderno pedagógico é um instrumento de intervenção estruturado, de carácter lúdico-pedagógico, dirigido preferencialmente a técnicos de educação do 1º ciclo.

A intervenção está estruturada num conjunto sessões sequenciais que dão primazia a métodos de acção - reflexão. Os temas a trabalhar são introduzidos a partir da dinamização de uma série de actividades de caracter lúdico.

A introdução do lúdico permite a criação de um espaço continente onde as crianças podem viver e expressar de uma forma simbólica e mais segura o que pensam e sentem.

Ao longo de todas as sessões estimula-se a associação livre de ideias com recurso à criação de espaços abertos de conversa em que é estimulado o pensamento racional, mas também o mais imagético e emocional.

As crianças são constantemente convidadas a apresentar e reflectir sobre o trabalho que vão realizando, podendo dele partir para novos patamares de entendimento.

A intervenção está estruturada em 15 sessões, delineadas com a duração prevista de 2 horas por sessão, e deverá ser desenvolvida preferencialmente com grupos de crianças com idades a partir dos 8/9 anos. A periodicidade mínima recomendada de aplicação desta ferramenta é semanal. A sua aplicação proporciona uma exploração guiada do território dentro e fora da sala de aula.

Na edição de 2014/2015 foram delineadas mais 4 sessões adicionais e optativas.