contexto de projeto

Ao abrigo do Programa BIP/ZIP - Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa - 2013, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, o Projecto Manual para Descobrir Lugares tem a sua primeira edição na cidade de Lisboa, nas zonas do Castelo e Alfama.

Subjugado à temática Melhorar a vida no Bairro, os seus beneficiários directos são crianças, preferencialmente a partir dos 8 anos de idade.

Este projecto, originalmente desenvolvido pela Arisco-Instituição para a Promoção Social e da Saúde em articulação com a Associação Cultural casaBranca, teve como parceiro privilegiado o Agrupamento de Escolas Gil Vicente, contando o trabalho no terreno com a colaboração directa das professoras Ariana Furtado e Sónia Lopes da Escola EB1 Castelo e com Fátima Carvalho da Escola EB1 Infanta D. Maria.

O seu desenvolvimento contou também com o trabalho do Grupo de Mediadores, que colaborou activamente no ajustamento do Manual a diferentes realidades.

Esta rede de mediadores/disseminadores envolveu 9 professoras oriundas da Escola Básica do Castelo (EB1 nº 10), Escola Básica Marqueses de Távora (EB1 nº 199), Escola Básica da Sé (EB1 nº 51) e Escola Básica da Madalena (EB1 nº 75).