|
nome
|
temas
|
actividades
|
1
|
O mapa do meu nome
|
Apresentação; Ligação emocional ao tema do projecto; Estímulo da associação livre; Identidade
|
(1) Dinâmica de apresentação
(2) O que eu vejo nesta imagem
|
2
|
O meu diário de bordo
|
Identidade; Capacidade de planeamento; Reconhecimento e uso dos recursos pessoais
|
(1) Coisas Importantes para descobrir lugares
(2) Coleção de lugares
(3) Diário de bordo
|
3
|
Coisas Importantes para descobrir lugares
|
Identidade; Capacidade de organização e planeamento; Simbolização; Pensamento abstrato; Capacidade de nomear e representar qualidades emocionais
|
(1) Mala de cartões
(2) Desenhar o mapa de mim
|
4
|
O meu mapa CASA – ESCOLA
|
Capacidade de representação e comunicação; Pensamento espacial; Capacidade de orientação
|
(1) Caminho de CASA para a ESCOLA
|
5
|
Vamos ser um Mapa
|
Planeamento e experimentação imaginária; Sentimento de pertença ao grupo; Pensamento espacial
|
(1) Vamos ser um mapa
|
6
|
Viajar com perspectiva
|
Observação e representação do meio envolvente; Relatividade da percepção; Identidade e ponto de vista na construção do que é percepcionado; Introdução da perspetiva da família
|
(1) Viajar com perspectiva
(2) Carta para a família
|
7
|
Mapa da Família
|
A família e o ambiente habitado; Simbolização
|
(1) Perspectiva dos pais
(2) Mapa da família
|
8
|
Viajar com Luz&Sombra
|
Observação e representação do meio envolvente; Simbolização; Relatividade da percepção; Formação de conceitos e aumento da sua plasticidade
|
(1) Viajar com Luz&Sombra
|
9
|
Lugares com estórias para contar I
|
Ligação afectiva estimulada pelo conhecimento histórico; Dimensão temporal (expansão e capacidade de seriação do tempo)
|
(1) Lugares com estórias para contar
|
10
|
Lugares com estórias para contar II
|
Capacidade de apropriação de um lugar familiar; Distinção entre fantasia a realidade
|
(1) Estórias que eu conto dos lugares
(2) Carta para a família
|
11
|
Viajar por palavras
|
Observação e representação do meio envolvente; Recolha, coleção e organização; valorização da visão da família
|
(1) As histórias dos nossos pais
(2) Viajar por palavras
|
12
|
Coleção de palavras
|
Capacidade de composição, de classificar e dar sentido a diferentes elementos; Relações causa-efeito
|
(1) As nossas histórias
|
13
|
Viajar por pessoas
|
Reconhecimento de figuras adultas de referência na comunidade; Sentimento de segurança em relação ao familiar
|
(1) Viajar por pessoas
|
14
|
Fazemos Mudanças
|
Capacidade de ação sobre o meio ambiente; Desejo de mudança; Distinção entre fantasia a realidade
|
(1) Mudanças no meu lugar
|
15
|
O meu bairro
|
Vontade individual VS vontade coletiva; Apropriação e responsabilização em relação ao meio ambiente; Pensamento espacial
|
(1) O meu bairro
|